Notícia


Tamanho da letra

15/01/2015 às 11h33 - Economicas
Obrigação de Comunicação de Inventários à AT

O Orçamento do Estado para 2015  contemplada uma nova obrigação relacionada com a comunicação dos inventários à Autoridade Tributária (AT).

Esta nova obrigação aplica-se às pessoas singulares ou coletivas, que tenham sede, estabelecimento estável ou domicílio fiscal em território português, que disponham de contabilidade organizada e estejam obrigadas à elaboração de inventário.

Ficam, no entanto, dispensadas da obrigação de comunicação os sujeitos passivos cujo volume de negócios do exercício anterior ao da referida comunicação (neste caso 2014) não exceda 100.000,00 Euros.

Esta comunicação é efetuada à AT até ao dia 31 de janeiro de 2015, por transmissão eletrónica de dados, do inventário respeitante ao último dia de 2014, através de ficheiro com características e estrutura definida na Portaria n.º 2/2015 - Diário da República n.º 3/2015, Série I de 2015-01-06.

Este envio obriga a que o inventário fique concluído antes do final de Janeiro de 2015, e, por sua vez, a que todo o trabalho relacionado com o exercício 2014, seja feito o mais rápido possível, nomeadamente o lançamento das compras, para que seja possível ter o inventário no sistema informático.

Como o inventário é enviado para a AT através de um ficheiro existe toda a vantagem que o mesmo seja feito diretamente nos sistemas informáticos de faturação e gestão, não sendo, no entanto, obrigatório. Pode, ser feito numa folha de cálculo de Excel, depois exportado para o formato pretendido pela AT.

 


  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium